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  • Setembro

    09

    2016
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Os passos para combater o stress

O stress pode contribuir para dores musculares, dores de cabeça ou intestinais, queda de cabelo, azia, irritação na pele, gastrite, diarreia, náuseas e até alteração do ciclo menstrual, pois provoca o aumento da tensão muscular, alteração da flora intestinal e do sistema hormonal, o aumento da adrenalina e a diminuição de endorfinas, que ajudam a relaxar.

Um estudo publicado no Journal of Periodontology em 2007 mostrou que o stressinterfere na higiene oral. Cinquenta e seis por cento dos participantes no estudo afirmou que o stress tinha afectado a sua capacidade de escovar os dentes e utilizar fio dentário.

A hormona cortisol está presente no stress. O cortisol acumula-se em níveis crescentes e pode levar à doença periodontal. Tente aliviar o stress ingerindo uma dieta nutritiva, dormindo o número de horas necessário à noite e exercitando-se para reduzir a ansiedade e a tensão decorrentes do stress.

O primeiro passo para combater o stress é identificar os fatores que o provocam, pois isso ajuda a identificar situações que devem ser evitadas. Outras dicas úteis para combater o stress são:

  1. Ocupar a mente com pensamentos positivos e tentar sempre enxergar o lado bom das situações;
  2. Receber uma massagem de relaxamento porque ela diminui a tensão muscular e libera endorfinas na corrente sanguínea, promovendo o bem-estar;
  3. Pingar 2 gotas de óleo essencial de lavanda no travesseiro, para se acalmar com mais facilidade e dormir melhor;
  4. Administrar melhor o tempo definindo tarefas, objetivos e prioridades, fator que ajuda a controlar melhor o stress;
  5. Praticar alguma atividade física regularmente, como corrida, bicicleta, academia e dança, pois foca a atenção para outra situação e libera endorfinas na corrente sanguínea, levando ao bem-estar;
  6. Aumentar a ingestão de alimentos ricos em ômega 3 como salmão, truta e sementes de chia, porque melhora o funcionamento do sistema nervoso;
  7. Andar descalço na areia da praia, ou na grama, pois alivia a tensão e atua com um tipo de massagem nos pés;
  8. Agendar um fim de semana para relaxar a cada 3 meses, ou de acordo com a necessidade de descanso, para aliviar a mente e o corpo.

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