h1 facility 3

Os passos para combater o stress

O stress pode contribuir para dores musculares, dores de cabeça ou intestinais, queda de cabelo, azia, irritação na pele, gastrite, diarreia, náuseas e até alteração do ciclo menstrual, pois provoca o aumento da tensão muscular, alteração da flora intestinal e do sistema hormonal, o aumento da adrenalina e a diminuição de endorfinas, que ajudam a relaxar.

O stress

Um estudo publicado no Journal of Periodontology em 2007 mostrou que o stressinterfere na higiene oral. Cinquenta e seis por cento dos participantes no estudo afirmou que o stress tinha afectado a sua capacidade de escovar os dentes e utilizar fio dentário.

A hormona cortisol está presente no stress. O cortisol acumula-se em níveis crescentes e pode levar à doença periodontal. Tente aliviar o stress ingerindo uma dieta nutritiva, dormindo o número de horas necessário à noite e exercitando-se para reduzir a ansiedade e a tensão decorrentes do stress.

Outras dicas úteis para combater o stress são:

O primeiro passo para combater o stress é identificar os fatores que o provocam, pois isso ajuda a identificar situações que devem ser evitadas.